Old 09-01-2009, 06:02 PM   #1
Balthazar Zenker
Human being with feelings
 
Balthazar Zenker's Avatar
 
Join Date: Dec 2008
Posts: 165
Default Dicas,macetes,atalhos,actions,etc...

Pessoal vamos colocar aqui diversos macetes que tenhamos aprendido,bem como funções alternatívas pra recursos já consagrados do REAPER.

Vou começando por um:

Como configurar uma track pra que sirva de talk Back:

Aperte "?" para abrir as actions,e digite no campo de busca o seguinte:

Toggle mute for track 01.

Onde está escrito ADD,adicione uma tecla de atalho pra essa action,no meu caso coloquei a letra "N" que não estava sendo utilizada.

Insira uma trilha que logicamente será a de número 01.
Deixa marcado o botão de arm e o de monitoramento de sinal.
Clique direito em cima de "ARM" e marque a opção;

REACORD:disable (input monitoring only)

Endereçe a essa trilha o canal de mic que vc costuma usar pra falar com o músico no aquário.

Pronto,se vc seguiu direitinho dará certo...toda vez que quizer falar com o músico,basta apertar a tecla "N",se quizer mutar aperte novamente.

vc ainda pode salvar isso como um track template e abrir todas as vezes que precisar.Ou mesmo como um project template.

P.S: Eu sei que existe um plugin pra isso que funciona como um gate,porém ele não resolve no caso de vc precisar falar com o músico durante a gravação,pra avisar de um ponto na música por exemplo.

outra coisa muito importante,é que talvez vc precise ter as extensões de SWS ou xenakios pra ter disponível essa action.basta baixar daqui do fórum.

Divirta-se.
Balthazar Zenker is offline   Reply With Quote
Old 09-02-2009, 05:18 AM   #2
Juca
Human being with feelings
 
Juca's Avatar
 
Join Date: Jan 2009
Location: Itajaí - Santa Catarina - Brasil
Posts: 452
Default

Excelente Balthazar.
Essa dica foi resultado de um questionamento a respeito de Talkback na comunidade Reaper Brasil (http://www.orkut.com.br/Main#Communi...x?cmm=90569793).
Após algumas sugestões, que incluiram um plugin que faz isso, mas não resolve totalmente o problema, conforme explicado acima, chegou-se à conclusão de que a forma acima apresentada é a ideal, por possibilitar a comunicação com o artista em qualquer fase da gravação, ou seja, com ela parada ou andando.
Grato por lembrá-la aqui Balthazar.
Abraço.
Juca is offline   Reply With Quote
Old 09-09-2009, 11:57 AM   #3
becktrank
Human being with feelings
 
Join Date: Aug 2009
Posts: 11
Default

Alguem ai pode me ajudar a configurar os knobs e os faders do teclado midi pra funcionar com os parametros dos vsts e do reaper? nao tenho ideia nem por onde comecar
becktrank is offline   Reply With Quote
Old 09-10-2009, 07:00 AM   #4
becktrank
Human being with feelings
 
Join Date: Aug 2009
Posts: 11
Default

Alguem me tira essa duvida..

configurei para o meu external editor ser o audacity...

quero saber, se tem como mandar arquivos direto do audacity de volta para o reaper sem salvar...

ex.: Mandei um arquivo do Reaper para o audacity, fiz minha edicao, agora quero mandar de volta para o Reaper...Como faco? Preciso salvar o arquivo e entao abrir ou arrastar o file para o Reaper? Nao da pra mandar o arquivo do Audacity de volta para o Reaper sem salvar nem nada?
becktrank is offline   Reply With Quote
Old 09-21-2009, 10:50 PM   #5
egondesign
Human being with feelings
 
Join Date: Jun 2009
Posts: 15
Default

Quote:
Originally Posted by becktrank View Post
Alguem me tira essa duvida..

configurei para o meu external editor ser o audacity...

quero saber, se tem como mandar arquivos direto do audacity de volta para o reaper sem salvar...

ex.: Mandei um arquivo do Reaper para o audacity, fiz minha edicao, agora quero mandar de volta para o Reaper...Como faco? Preciso salvar o arquivo e entao abrir ou arrastar o file para o Reaper? Nao da pra mandar o arquivo do Audacity de volta para o Reaper sem salvar nem nada?
Opa, cara acho q quando vc editar e salvar o arquivo wave no audacity (como editor externo), automaticamente ele "abre", melhor, ele da um refresh automatico no Reaper, ja com as alterações da wave! Com o SoundForge é assim!!
egondesign is offline   Reply With Quote
Old 12-06-2010, 07:30 AM   #6
André Prado
Human being with feelings
 
Join Date: Dec 2010
Posts: 1
Default edição de midi

olá galera !! estou pensando e mudar para o Reaper, passei pelo pro tools, mais me dei bem mesmo com o sonar, principalmente pelos recursos de edição midi, ainda não encontrei nada que esclareça mais em relação a parte midi tipo quantize principalmente, só vi uso de midi para loops prontos o que não uso, gostaria de aprender mais sobre como usar essa ferramenta, porque quando pegar os macetes ai sonar já era kkk !!
André Prado is offline   Reply With Quote
Old 07-06-2011, 10:56 AM   #7
Marcelo Duarte
Human being with feelings
 
Join Date: Jul 2011
Posts: 14
Default

Bem, essa vai pra quem usa o reaper ao vivo, eu faco parte de um grupo musical com 3 componentes (TECLADISTA "PSR-S550", GUITARRISTA "EU", E CANTOR) entao montei o reaper com todos os instrumento (VST, VSTi, Kontakt) que nós precisávamos, montei os atalhos para mudança de instrumentos, exemplo: tecla 1 = piano, tecla 2 = acordeon, tecla 3 = Metais, ficou perfeito e até ai ficou beleza, o problema e que eu queria mudar os intrumentos usando os botões "VOICE" do próprio teclado pra facilitar, porem não encontrei um recurso no REAPER para esta finalidade, visto que o PSR-s550 não e um controlador, então resolvi da seguinte forma, fiz um programa em delphi para esta finalidade, ele funciona assim:

O programa recebe todos os eventos MIDI (MSB, LSB, ProgramChange, Note ON e Note OFF) enviados pelo teclado e identifica o intrumento selecionado pelo usuário no teclado através dos botões do painel, ai simula a tecla pressionada no teclado do computador mudando o instrumento no reaper sem sequem você chegar perto do PC.

mais pra isso é necessario configurar os atalhos no arquivo .ini do programa, fiz assim pra se adaptar a qualquer teclado:

Exemplo do arquivo de configuracao:
[device]
midiIn=Digital Keyboard-1
;aki o usuario informa pro programa qual o dispositivo MIDI que será usado

[voices]
; aki é a configuração das voices para cada instrumento que no caso fiz inicialmente suportando ate 1000 instrumentos
OBS.: pra saber os comandos MSB, LSB e ProgramChange basta baixar o manual de seu teclado.
no caso do meu PSR-s550 ta assim no manual

------+----------+---------+--------+----------------+-------------------
Voice | No.Voice | Bank Select MIDI | Program Change | MSB Voice Name
| | MSB | LSB | |
------+----------+---------+--------+----------------+-------------------
1 | 1 | 0 | 113 | 1 |Live! Grand Piano
2 | 2 | 0 | 112 | 2 |Live! Bright Piano
------+----------+---------+--------+----------------+-------------------
e por ai vai
ai fica assim...

voice000=0,113,0,1,Piano,piano.png
voice000=
0 = "MSB",
113 = "LSB",
0 = "ProgramChange",
1 = "Atalho no teclado no PC",
Piano = "Descrição do Instrumento",
piano.png = "Nome da Imagem do Instrumento"

voice001=0,112,1,A,Piano / Strings,piano.png
voice002=0,114,4,Q,Rhodes,organ.png

sei que ainda pode ser melhorado, pois fiz ontem, rsrsr mais funciona SHOW de BOLA

portanto se alguem tiver interesse é só falar, bem como, se alguem tiver uma solução mais simples eu tambem aceito, hehehe, Valeu galera e grande abraço a todos.
Attached Images
File Type: png MIDIKeyMap.png (32.0 KB, 9390 views)
Marcelo Duarte is offline   Reply With Quote
Old 07-23-2011, 09:05 PM   #8
casegal
Human being with feelings
 
casegal's Avatar
 
Join Date: Jul 2011
Location: Rio de Janeiro
Posts: 6
Default

Quote:
Originally Posted by Marcelo Duarte View Post
Bem, essa vai pra quem usa o reaper ao vivo, eu faco parte de um grupo musical com 3 componentes (TECLADISTA "PSR-S550", GUITARRISTA "EU", E CANTOR) entao montei o reaper com todos os instrumento (VST, VSTi, Kontakt) que nós precisávamos, montei os atalhos para mudança de instrumentos, exemplo: tecla 1 = piano, tecla 2 = acordeon, tecla 3 = Metais, ficou perfeito e até ai ficou beleza, o problema e que eu queria mudar os intrumentos usando os botões "VOICE" do próprio teclado pra facilitar, porem não encontrei um recurso no REAPER para esta finalidade, visto que o PSR-s550 não e um controlador, então resolvi da seguinte forma, fiz um programa em delphi para esta finalidade, ele funciona assim:

O programa recebe todos os eventos MIDI (MSB, LSB, ProgramChange, Note ON e Note OFF) enviados pelo teclado e identifica o intrumento selecionado pelo usuário no teclado através dos botões do painel, ai simula a tecla pressionada no teclado do computador mudando o instrumento no reaper sem sequem você chegar perto do PC.

mais pra isso é necessario configurar os atalhos no arquivo .ini do programa, fiz assim pra se adaptar a qualquer teclado:

Exemplo do arquivo de configuracao:
[device]
midiIn=Digital Keyboard-1
;aki o usuario informa pro programa qual o dispositivo MIDI que será usado

[voices]
; aki é a configuração das voices para cada instrumento que no caso fiz inicialmente suportando ate 1000 instrumentos
OBS.: pra saber os comandos MSB, LSB e ProgramChange basta baixar o manual de seu teclado.
no caso do meu PSR-s550 ta assim no manual

------+----------+---------+--------+----------------+-------------------
Voice | No.Voice | Bank Select MIDI | Program Change | MSB Voice Name
| | MSB | LSB | |
------+----------+---------+--------+----------------+-------------------
1 | 1 | 0 | 113 | 1 |Live! Grand Piano
2 | 2 | 0 | 112 | 2 |Live! Bright Piano
------+----------+---------+--------+----------------+-------------------
e por ai vai
ai fica assim...

voice000=0,113,0,1,Piano,piano.png
voice000=
0 = "MSB",
113 = "LSB",
0 = "ProgramChange",
1 = "Atalho no teclado no PC",
Piano = "Descrição do Instrumento",
piano.png = "Nome da Imagem do Instrumento"

voice001=0,112,1,A,Piano / Strings,piano.png
voice002=0,114,4,Q,Rhodes,organ.png

sei que ainda pode ser melhorado, pois fiz ontem, rsrsr mais funciona SHOW de BOLA

portanto se alguem tiver interesse é só falar, bem como, se alguem tiver uma solução mais simples eu tambem aceito, hehehe, Valeu galera e grande abraço a todos.
Marcelo, muito interessante.
Também sou desenvolvedor Delphi e gostei muito da sua idéia.
Também estou com o mesmo problema. Apesar do Reaper possibilitar que se crie um atalho associado a uma tecla do teclado do note ou via MIDI CC, toda vez que tento associar as teclas de VOICE do meu MM6, ele assume sempre o mesmo valor (MIDI CC 94). Com isto, fica impossível controlá-lo.

Será que o Balthazar, que é fera, tem alguma dica a respeito?

Por favor, me mande este teu programa.
Abs.
casegal is offline   Reply With Quote
Old 07-24-2011, 10:34 AM   #9
Balthazar Zenker
Human being with feelings
 
Balthazar Zenker's Avatar
 
Join Date: Dec 2008
Posts: 165
Default

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsg...6557&kw=script
Balthazar Zenker is offline   Reply With Quote
Old 07-26-2011, 10:49 AM   #10
casegal
Human being with feelings
 
casegal's Avatar
 
Join Date: Jul 2011
Location: Rio de Janeiro
Posts: 6
Default

Quote:
Originally Posted by Balthazar Zenker View Post
Obrigado Balthazar.

Me parece que a solução do Marcelo é bem mais simples.
Vou ver se consigo o programa dele e se precisar até posso contribuir com alguma melhoria no código.

[]'s
casegal is offline   Reply With Quote
Old 08-01-2011, 11:02 AM   #11
Marcelo Duarte
Human being with feelings
 
Join Date: Jul 2011
Posts: 14
Default Midi Key Map

Aê Casegal, passa o teu hotmail pra eu te adicionar pra gente trocar umas ideias, por que fiz varias alterações nos fontes e o programa ficou bastante personalizado para o meu caso, ai quero saber mais sobre a sua necessidade pra ver se o programa se adapta, blz? flw
Marcelo Duarte is offline   Reply With Quote
Old 08-01-2011, 01:58 PM   #12
casegal
Human being with feelings
 
casegal's Avatar
 
Join Date: Jul 2011
Location: Rio de Janeiro
Posts: 6
Default Midi Key Map

Marcelo.
O meu problema é bem parecido com o seu, porém o meu teclado é um MM6 e gostaria de utilizar as teclas de Performance, que é bem parecido.

Eu não tenho hotmail.
Meu e-mail é:
casegal@terra.com.br
casegal is offline   Reply With Quote
Old 08-01-2011, 03:02 PM   #13
Balthazar Zenker
Human being with feelings
 
Balthazar Zenker's Avatar
 
Join Date: Dec 2008
Posts: 165
Default

Galera, vcs que sacam de programação, teriam alguma solução para o problema do sustain ficar ativado ao trocar as tabs?
Balthazar Zenker is offline   Reply With Quote
Old 08-01-2011, 07:41 PM   #14
Marcelo Duarte
Human being with feelings
 
Join Date: Jul 2011
Posts: 14
Default Video Demonstração

https://www.youtube.com/watch?v=8Vnf6yaABBU

Vale lembrar que não sou tecladista, toco um pouco, muito pouco mesmo guitarra, rsrsrs.

No video da pra ver que estou selecionando os instrumentos (Metais e Acordeon) através do banco (Memory) do teclado, configurei assim por que a mudanca de um pra outro e muito rapida e como nao sou tecladista não consigo ser tão rapido.
Marcelo Duarte is offline   Reply With Quote
Old 08-02-2011, 09:40 AM   #15
Balthazar Zenker
Human being with feelings
 
Balthazar Zenker's Avatar
 
Join Date: Dec 2008
Posts: 165
Default

Marcelo, vc consegue assim não ter o problema do sustain "pegando" na troca de sons?
Balthazar Zenker is offline   Reply With Quote
Old 08-02-2011, 09:44 AM   #16
Juca
Human being with feelings
 
Juca's Avatar
 
Join Date: Jan 2009
Location: Itajaí - Santa Catarina - Brasil
Posts: 452
Default Marcelo

O programa que vc. desenvolveu (ou adaptou, não sei), é apenas para seu uso, é freeware ou é pago? Teria alguma forma de disponibilizá-lo?
Abraço.
Juca is offline   Reply With Quote
Old 08-02-2011, 10:22 AM   #17
Marcelo Duarte
Human being with feelings
 
Join Date: Jul 2011
Posts: 14
Default

ainda nao percebi nenhum problema com sustain, vou testar melhor e posto depois, mais como voce deve ter visto no video eu nao uso project tabs, todos as tracks estao no mesmo projeto e funciona legal, e com relacao a custos ainda nao pensei nisso, mais tambem nao queria uso nao autorizado, pois na verdade ainda esta em fase de implementação e testes.

Last edited by Marcelo Duarte; 08-02-2011 at 10:40 AM.
Marcelo Duarte is offline   Reply With Quote
Old 08-02-2011, 12:43 PM   #18
casegal
Human being with feelings
 
casegal's Avatar
 
Join Date: Jul 2011
Location: Rio de Janeiro
Posts: 6
Default

Balthazar.
Eu também tive este problema do sustain e por coincidência foi quando estava trocando de tabs.
Pode ser um dos poucos bugs do Reaper.
Pelo que eu percebi, no vídeo do Marcelo, isto não acontece. Mas ele troca de trilha e não de tabs.
casegal is offline   Reply With Quote
Old 08-03-2011, 05:57 AM   #19
Marcelo Duarte
Human being with feelings
 
Join Date: Jul 2011
Posts: 14
Default Problema com Sustain

O problema do sustain realmente acontecia comigo também, mais ontem eu descobri o por que acontece, é assim: o sustain é o comando "64, 127" para ligar e "64, 0" para desligar, porem no reaper quando você ativa (envia o comando "64, 127" pressionando o pedal) no track 1, por exemplo, e muda pro track 2 sem soltar o pedal e solta já no track 2, o comando "64, 0" é enviado pro track atual "2" ou seja ele liga num track e desliga no outro, é por isso que fica ligado, portanto no meu caso resolvi enviando o comando pra desligar o sustain sempre antes de mudar de track, funcionou perfeitamente.
Marcelo Duarte is offline   Reply With Quote
Old 08-03-2011, 11:40 AM   #20
Balthazar Zenker
Human being with feelings
 
Balthazar Zenker's Avatar
 
Join Date: Dec 2008
Posts: 165
Default

E como nós seres "normais" podemos fazer isso também,rsrsrrs?
Balthazar Zenker is offline   Reply With Quote
Old 08-03-2011, 12:50 PM   #21
Marcelo Duarte
Human being with feelings
 
Join Date: Jul 2011
Posts: 14
Default

Aê, Balthazar, faz o seguinte, passa ai o msn ou skype pra gente trocar uma idéia, blz?

Last edited by Marcelo Duarte; 08-04-2011 at 05:35 AM.
Marcelo Duarte is offline   Reply With Quote
Old 08-04-2011, 09:34 AM   #22
Gilmarart
Human being with feelings
 
Join Date: Jan 2009
Posts: 3
Default

Ei Marcelo , tebm tenho problemas com o sustain se puder me ajudar MSN: gilmargomes.es@gmail.com

Quanto a troca de Timbres com o mm6 yamaha vou postar em breve tutorial muito simples que um usuario do forte ensemble fez e que serve para o Reaper
Gilmarart is offline   Reply With Quote
Old 08-04-2011, 09:49 AM   #23
Gilmarart
Human being with feelings
 
Join Date: Jan 2009
Posts: 3
Default Troca de Timbres utilisando o teclado mm6 da yamaha

Segue um tuto feito para o Forte Ensemble que pode ser adaptado para o Reaper
Testado e aprovado por mim nos dois Casos

...talvez funcione em outros com alguns ajustes
"
Pessoal,

sou novo aqui no FORUM e tenho muito a agradecer pela enorme ajuda que pude obter através das dicas de muito de vocês.

No entanto observei que as dúvidas sobre como usar o Yamaha MM6 como controler no FORTE foram postadas e ainda continuam. Por isso gostaria de compartilhar com todos usuários do MM6 uma maneira bem prática de usar este teclado como CONTROLER e fazer as mudanças de “SCENES” no FORTE a partir do próprio teclado.

No MM6, vc precisa criar um PERFORMANCE MEMORY com os TIMBRES de GM conforme a numeração correspondente (TIMBRE x PERFORMANCE).

No MM6, os Timbres GM estão distribuídos espalhados nas diversas categorias do teclado.
Como vc pode ver abaixo, relacionei os primeiros 8 timbres GM do MM6.
Vc pode acionar os “SCENES” do FORTE a partir das PERFORMANCES do MM6.

01 – GM Grand Piano [ Categoria: PIANO ]
02 - GM Bright Piano [ Categoria: PIANO ]
03 – GM Eletric Grand [ Categoria: PIANO ]
04 – GM Honky-tonk [ Categoria: PIANO ]

05 – GM E.Piano 1 [ Categoria: KEYBOARD/ORGAN ]
06 – GM E.Piano 2 [ Categoria: KEYBOARD/ORGAN ]

07 – GM Harpsichord [ Categoria: PIANO ]
08 - GM Clavi [ Categoria: KEYBOARD/ORGAN ]

Exemplo: Grave o Timbre nº 01 (GM Grand Piano) no PERFORMANCE de nº 01 (Banco 01) do MM6;
Grave o Timbre nº 02 (GM Bright Piano) no PERFORMANCE de nº 02(Banco 01) do MM6 e assim sucessivamente . . .

Os “SCENES” serão acionados pelo respectivos números de PERFORMANCE MEMORY do MM6.

Exemplo: Scene 01 - Performance 01
Scene 02 - Performance 02
Scene 03 - Performance 03
….....
Até a Scene 08 – Performance 08

Acredito que 8 SCENES são suficientes, mas como já falei, vc pode usar os outros 7 Bancos de Performance do MM6 para acionar muitas outras SCENES no FORTE. Veja Relação dos Timbres GM no manual do MM6 para programá-los para outros Bancos e números de PERFORMANCE do MM6.

Espero poder ter ajudado"
Gilmarart is offline   Reply With Quote
Old 08-04-2011, 11:06 AM   #24
Marcelo Duarte
Human being with feelings
 
Join Date: Jul 2011
Posts: 14
Default

Dêem uma olhada nesse video, fiz umas alterações no programa e nele ta explicando melhor o seu funcionamento, em breve estarei disponibilizando-o para download, pois ainda tenho algumas ideias e pretendo executá-las, rsrsr

vlw

https://www.youtube.com/watch?v=rTrigWY0TGI
Marcelo Duarte is offline   Reply With Quote
Old 08-05-2011, 02:39 PM   #25
casegal
Human being with feelings
 
casegal's Avatar
 
Join Date: Jul 2011
Location: Rio de Janeiro
Posts: 6
Default Troca de Timbres utilisando o teclado MM6 da yamaha

Quote:
Originally Posted by Gilmarart View Post
Segue um tuto feito para o Forte Ensemble que pode ser adaptado para o Reaper
Testado e aprovado por mim nos dois Casos

...talvez funcione em outros com alguns ajustes
"
Pessoal,

sou novo aqui no FORUM e tenho muito a agradecer pela enorme ajuda que pude obter através das dicas de muito de vocês.

No entanto observei que as dúvidas sobre como usar o Yamaha MM6 como controler no FORTE foram postadas e ainda continuam. Por isso gostaria de compartilhar com todos usuários do MM6 uma maneira bem prática de usar este teclado como CONTROLER e fazer as mudanças de “SCENES” no FORTE a partir do próprio teclado.

No MM6, vc precisa criar um PERFORMANCE MEMORY com os TIMBRES de GM conforme a numeração correspondente (TIMBRE x PERFORMANCE).

No MM6, os Timbres GM estão distribuídos espalhados nas diversas categorias do teclado.
Como vc pode ver abaixo, relacionei os primeiros 8 timbres GM do MM6.
Vc pode acionar os “SCENES” do FORTE a partir das PERFORMANCES do MM6.

01 – GM Grand Piano [ Categoria: PIANO ]
02 - GM Bright Piano [ Categoria: PIANO ]
03 – GM Eletric Grand [ Categoria: PIANO ]
04 – GM Honky-tonk [ Categoria: PIANO ]

05 – GM E.Piano 1 [ Categoria: KEYBOARD/ORGAN ]
06 – GM E.Piano 2 [ Categoria: KEYBOARD/ORGAN ]

07 – GM Harpsichord [ Categoria: PIANO ]
08 - GM Clavi [ Categoria: KEYBOARD/ORGAN ]

Exemplo: Grave o Timbre nº 01 (GM Grand Piano) no PERFORMANCE de nº 01 (Banco 01) do MM6;
Grave o Timbre nº 02 (GM Bright Piano) no PERFORMANCE de nº 02(Banco 01) do MM6 e assim sucessivamente . . .

Os “SCENES” serão acionados pelo respectivos números de PERFORMANCE MEMORY do MM6.

Exemplo: Scene 01 - Performance 01
Scene 02 - Performance 02
Scene 03 - Performance 03
….....
Até a Scene 08 – Performance 08

Acredito que 8 SCENES são suficientes, mas como já falei, vc pode usar os outros 7 Bancos de Performance do MM6 para acionar muitas outras SCENES no FORTE. Veja Relação dos Timbres GM no manual do MM6 para programá-los para outros Bancos e números de PERFORMANCE do MM6.

Espero poder ter ajudado"
Gilmarart.

Boa dica. Vou tentar fazer esta configuração para trocar de trilha no REAPER.

vlw.
casegal is offline   Reply With Quote
Old 08-06-2011, 08:57 AM   #26
Diogo Azevedo
Human being with feelings
 
Join Date: Mar 2010
Location: Brazil
Posts: 42
Default

Marcelo, eu tambem manjo de programacao. Nao sou expert mas vi a sua ideia e gostaria de ajudar!

Duvidas:

1 - Voce converte msg midi do controlador(teclado) para msg de acionamento de teclas do PC ou vc converte em msg midi CC que o Reaper reconhece?

2 - Cada track deve possuir um atalho proprio?
3 - Quantos canais midi voce envia ao mesmo tempo?

Uma estrategia para resolver o problema do Sustain, que ja penso a um tempo mas nao consegui implementar. Talvez voce possa me ajudar:

Voce esta no track 1. Crie um buffer que armazene os sinais midi. Nesse buffer, sempre que um evento OFF aparecer ele vai anular um evento ON no buffer.

Ex: C4 127 1 = nota C4 velocity=127 e canal 1 SERA ANULADA por
*** C4 000 1

Imagine os tracks 1 e 2 recebendo sinais em canais separados, mas so o track 1 executando.
Voce muda pro track 2 e os dois tracks ficam ativos ate que voce solte todas as notas pressionadas e pedal. Ao soltar cada nota, voce anula no buffer a correspondente Note on com uma Note off no mesmo canal. Isso resolveria o problema por completo, sem cortes e como um teclado profissional trabalha.
Diogo Azevedo is offline   Reply With Quote
Old 08-09-2011, 11:10 AM   #27
rauldipeas
Human being with feelings
 
rauldipeas's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Sao Paulo - Brazil
Posts: 34
Default Program Change

Bom, não sei se vocês já sabem, mais agora o Reaper aceita Program Change pra selecionar pistas, já estou usando isso em live, e tá rodando bala...

Quando estou usando o foot midi vai no pé, quando estou sem o foot vai na mão pelo teclado numérico...
rauldipeas is offline   Reply With Quote
Old 08-09-2011, 11:57 AM   #28
Marcelo Duarte
Human being with feelings
 
Join Date: Jul 2011
Posts: 14
Default

REPONDENDO AS PERGUNDAS DO AMIGO DIOGO AZEVEDO:

1 - NA VERDADE ESTA FUNCIONAL ENVIANDO ATALHOS DE TECLADO COMPUTADOR, POREM TAMBEM ESTOU IMPLEMENTANDO A CONVERSAO DE "PC" PRA "CC", FIZ ALGUNS TESTE MAIS TA INCOMPLETO;

2 - SIM, CADA TRACK DEVE TER O ATALHO CONFIGURADO;

3 - NO MEU CASO TIVE A NECESSIDADE DE 4 CANAIS,
CH 1 - PARA O CONTROLE DE TECLAS PARA MUDAR DE TRACK SOMENTE QUANDO NAO TIVER NENHUMA TECLA PRESSIONADA;
CH 2 - ENVIO DE CONFIGURACOES PARA RITMO, POIS TENHO UMA DIVERSIDADE MUITO GRANDE DE RITMOS QUE NAO TEM O MESMO PADRAO, TIPO: PAGODE=CAVACO+VIOLAO, FORRO=GUITARRA+ACORDEON, JOVEM GUARDA=ORGAN+GUITARRA E POR AI VAI.
CH 3 - PARA CONTROLAR O SUSTAIN, NAO FICAR PEGANDO AO TROCAR DE TRACK. BASTA ANTES DE MUDAR DE TRACK VOCE ENVIAR "64, 0 SUSTAIN OFF", SUA IDEIA E VALIDA, POREM NAO PRECISA DE TANTA COMPLICACAO.
CH 4 - PARA A NOVA FUNCIONALIDADE, ENVIO DE CC. "EM DESENVOLVIMENTO";

UM GRANDE ABRAÇO E DESCULPE A DEMORA, POIS ESTOU MUITO OCUPADO.
Marcelo Duarte is offline   Reply With Quote
Old 08-10-2011, 06:30 PM   #29
Gilmarart
Human being with feelings
 
Join Date: Jan 2009
Posts: 3
Default

Quote:
Originally Posted by rauldipeas View Post
Bom, não sei se vocês já sabem, mais agora o Reaper aceita Program Change pra selecionar pistas, já estou usando isso em live, e tá rodando bala...

Quando estou usando o foot midi vai no pé, quando estou sem o foot vai na mão pelo teclado numérico...
Raul...como vc tem feito esta configuração...este tutorial que postei só deu certo uma vez ...depois fui repetir a façanha e não deu certo... e olha que não mudei nada no teclado.
Gilmarart is offline   Reply With Quote
Old 08-11-2011, 11:31 AM   #30
rauldipeas
Human being with feelings
 
rauldipeas's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Sao Paulo - Brazil
Posts: 34
Default

Quote:
Originally Posted by Gilmarart View Post
Raul...como vc tem feito esta configuração...este tutorial que postei só deu certo uma vez ...depois fui repetir a façanha e não deu certo... e olha que não mudei nada no teclado.
É só ir lá nas actions e assinalar os atalhos mudando os timbres do teclado pelo teclado numérico ou pelas teclas "+/-".

Não tem segredo.
rauldipeas is offline   Reply With Quote
Old 09-23-2011, 09:47 AM   #31
Diogo Azevedo
Human being with feelings
 
Join Date: Mar 2010
Location: Brazil
Posts: 42
Default

Valeu Raul, eu não sabia dessa! Mas o software que o Marcelo está desenvolvendo é uma mão na roda, pois voce nao fica limitado so aos recursos do Reaper.

Marcelo,

Valeu pela resposta! Eu to programando em C#, e criei uma interface que aciona as acoes do Reaper sem precisar de atalhos e sem midi. Basta saber a ID (o numero da acao). Estou implementando send/receive midi com portas virtuais (midiyoke etc) para controlar o que vai para o Reaper.
Diogo Azevedo is offline   Reply With Quote
Old 09-23-2011, 01:10 PM   #32
Diogo Azevedo
Human being with feelings
 
Join Date: Mar 2010
Location: Brazil
Posts: 42
Default

Ta afim de trocar uma idéia?

diogo_kimica@hotmail.com

Abraço.
Diogo Azevedo is offline   Reply With Quote
Old 10-06-2011, 01:26 PM   #33
Marcelo Duarte
Human being with feelings
 
Join Date: Jul 2011
Posts: 14
Default Problema com Sustain "Pegando"

Bem galera, gostaria de passar pra voces uma gambiarra que fiz para solucionar o problema do sustain "PEGANDO" que embora comigo não aconteça visto que uso um programa personalizado feito por mim que aqui já foi mostrado, mais sei que com muitos usuários do reaper acontece, comigo funcionou legal.

A solução foi um JS que adaptei para essa funcionalidade, ele vai funcionar dentro de um TRACK como uma ponte para todos os outros TRACKS enviando o CC64 para os canais selecionados.

Segue os passos para a configuração
CONFIGURACAO
1. Crie uma track e chame de SUSTAIN.
2. Configure essa track para receber o "Canal MIDI 1" do seu teclado
3. Adicione o FX midi_sustain_filter a track criada
4. Clique em "Recording Monitoring: AUTO ou ON"
5. Clique no "Record Arm/Disarm" e escolha "Record Armed"
6. Clique em "I/O"
7. Clique em "Add New Send" e escolha o canal a ser controlado o SUSTAIN
8. Repita opcao 6 para todos os canais a ser controlado o SUSTAIN
Pronto agora o sustain nao vai mais agarrar, hehe.
Valeu galera, um forte abraco a todos e sucesso com REAPER!!!
Essa mesma configuração tem dentro do JS logo baixo postado

Qualquer dúvida sobre a configuração e só perguntar blz?

Espero que gostem...minha intenção e apenas contribuir.

Gostaria de agradecer ao amigo DIOGO AZEVEDO, cara muito gente fina, meu deu uma grande dica "acessar as actions atraves do Custom_ID", adaptei no meu program e ficou perfeito, vlw.


COMENTEM SOBRE O RESULTADO!!!!
Attached Files
File Type: zip midi_sustain_filter.zip (690 Bytes, 6933 views)
Marcelo Duarte is offline   Reply With Quote
Old 10-06-2011, 04:44 PM   #34
Marcelo Duarte
Human being with feelings
 
Join Date: Jul 2011
Posts: 14
Default Video de demonstração (sustain agarrando no reaper RESOLVIDO)

Segue o link de uma video aula para melhor entendimento de como configurar o reaper para solucionar o problema do sustain.
https://www.youtube.com/watch?v=nVlQ5HfETY4, Valeu Galera, se esse problema ja tiver sido solucionado, desconsiderem, rsrsrs.
Marcelo Duarte is offline   Reply With Quote
Old 10-07-2011, 07:02 AM   #35
Jhoilson
Human being with feelings
 
Join Date: Oct 2011
Posts: 2
Default

Marcelo cara obrigado por compartilhar essa informação.Olha ve se vc pode me ajudar procurei o caminho que vc indicou para copiar o plugin e nao encontrei, acho que é porque vc esta usando o Win7, estou usando o XP.Mesmo assim procurei a pasta Midi dentro do Reaper e colei o arquivo, porem ao chamar no Reaper o mesmo nao aparece,ha alguma solução pra o problema?
Jhoilson is offline   Reply With Quote
Old 10-07-2011, 07:30 AM   #36
Marcelo Duarte
Human being with feelings
 
Join Date: Jul 2011
Posts: 14
Default Dúvida sobre local do diretorio dos MIDI FX

E ai parceiro blz, é o seguinte, no (Win XP) não sei, pois faz muito tempo que não olho pra um, rsrsrs, mais pra descobrir é muito fácil, basta voce abrir a tela de FX como se fosse colocar qualquer um outro, ai clica com o botão direito, por exemplo no JS: MIDI/midi_transpose e escolher "Edit JS FX", será aberto um arquivo texto com os fontes do JS em questão, ai é só voce escolher "Arquivo/salvar como" que no título da janela de salvar tem o caminho onde está os JS's, depois é só copiar e ir no explorer, colar e pressionar "Enter" que o diretório irá abrir, pronto, agora basta descompactar o arquivo que voce baixou nesse diretório, pra finalizar, voce volta na janela FX do reaper e clica novamente com o botão direito num local em branco, ou seja, em nenhuma FX e escolhe "Scan For New Plugins" que ele aparecerá.

Um forte abraço, amigo.

Qualquer coisa é só falar.
Marcelo Duarte is offline   Reply With Quote
Old 10-07-2011, 08:18 AM   #37
Jhoilson
Human being with feelings
 
Join Date: Oct 2011
Posts: 2
Default

Po mArcelo realmente cara sem palavras.RS. È que que quando instalei o Reaper escolhi uma pasta especifica no meu caso, c:\Music\Reaper

mas parece que essa outro diretorio que ele cria,deve funcionar como um backup.
De qualquer maneira valeu pela dica.Muito obrigado!!!
Jhoilson is offline   Reply With Quote
Old 06-10-2012, 08:20 AM   #38
samuca_reaper
Human being with feelings
 
samuca_reaper's Avatar
 
Join Date: Jun 2012
Location: Brasil
Posts: 8
Default

Marcelo, perfeita essa solução que vc criou. Agora isso me despertou algo muito interessante, que sempre foi um problema no Forte ou em qualquer host, "O PROBLEMA DO CORTE DE SOM". Percebi que com essa configuração que voce fez, ao mudar de track com o kontakt o som não corta até a gente soltar o sustain, mas em qualquer outro vst, ao mudar de track o som é cortado, vc tem como resolver isso?
samuca_reaper is offline   Reply With Quote
Old 06-11-2012, 05:51 AM   #39
Marcelo Duarte
Human being with feelings
 
Join Date: Jul 2011
Posts: 14
Default Att.: Samuca, Sustain Agarrando

E ai Samuca, Beleza? Cara vou falar sobre o reaper, pois não conheco outras DAW's, existem alguns casos em que o som corta, um deles é o seguinte:

O som pode cortar dependendo da configuração feita na "Action" ao mudar de track, as pessoas gostam de usar o "MUTE" pois o canal estando mute não processa (se tiver configurado pra isso), deixando assim o computador mais "leve", no entanto o som vai cortar ao mudar de track.

Respondendo a sua pergunta:

Eu até que tenho uma idéia (criando um script que controla ControlChange + NoteON + NoteOFF) para deixar o funcionamento de mudançaa de track melhor porem vai depender de como você usa o reaper, caso se interesse por troca de idéias, me passa o email ou skype.

Estarei à disposição para ajudá-lo, Abraço.
Marcelo Duarte is offline   Reply With Quote
Old 06-11-2012, 01:27 PM   #40
samuca_reaper
Human being with feelings
 
samuca_reaper's Avatar
 
Join Date: Jun 2012
Location: Brasil
Posts: 8
Default

Quote:
Originally Posted by Marcelo Duarte View Post
E ai Samuca, Beleza? Cara vou falar sobre o reaper, pois não conheco outras DAW's, existem alguns casos em que o som corta, um deles é o seguinte:

O som pode cortar dependendo da configuração feita na "Action" ao mudar de track, as pessoas gostam de usar o "MUTE" pois o canal estando mute não processa (se tiver configurado pra isso), deixando assim o computador mais "leve", no entanto o som vai cortar ao mudar de track.

Respondendo a sua pergunta:

Eu até que tenho uma idéia (criando um script que controla ControlChange + NoteON + NoteOFF) para deixar o funcionamento de mudançaa de track melhor porem vai depender de como você usa o reaper, caso se interesse por troca de idéias, me passa o email ou skype.

Estarei à disposição para ajudá-lo, Abraço.
Grato Marcelo!!

Me desculpe por não ser específico, pois depois do REAPER, abandonei todos os hosts que pra mim são do passado rsr (forte, cantabile etc...), me despertou o fato desse divino corte, por causa da sua solução com o midi sustain filter, com ele ao mudar de track, que esta em automatico prara gravação ao ser selecionada, o timbre não da corte, até soltar o pedal de sustain, dai penso que assim pode-se implementar para os demais vsts entendeu?

Aproveitando, apliquei o seu esquema em duas trilhas, a primeira com o kontakt, a segunda om o B4II, funcionou o som não agarrar, mas a track com o B4II foi automaticamente para o volume máximo (volume interno do vst), nã consegui resolver, mesmo ajustando o volume e salvando, ao abrir de novo o volume vai pro máximo
samuca_reaper is offline   Reply With Quote
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Forum Jump


All times are GMT -7. The time now is 03:02 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions Inc.